Juan Valdez, O Starbucks Colombiano
- Anelise Santos
- 5 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Você já conhece ou ouviu falar em Juan Valdez. Tenho certeza.
Juan Valdez é a personagem mais emblemática da indústria cafetera Colombiana, e que acabou se tornando a marca mais famosa de Cafés na Colômbia, hoje já presente em muitos países.

Foto: Acervo pessoal.
A primeira vez que cheguei na Colômbia, nem ao menos me lembrava da cena de Todo Poderoso, mas foi amor ao primeiro gole. O tinto, que é como eles chamam o café preto passado, é o mais clássico - em 5 qualidades, que variam de acordo com as regiões onde são cultivados. E ainda tem a versão miniatura dos pacotinhos, perfeita pra trazer de recordação!
A variedade de produtos é enorme, e eles ainda contam com uma linha de souvenirs lindos, com a marca Juan Valdez.
Além de ser fácil de encontrar na Colômbia ( lá as lojas de JV se tornam pontos de referência, e todo grande centro comercial tem uma), é uma marca que batalha para transformar a agricultura local em um negócio rentável, além de mudar a fama péssima que a Colômbia tem quanto aos seus produtos de exportação. Além dos produtores de Café, muitos dos produtos vendidos como souvenir são artesanatos regionais, então a ideia é movimentar toda a comunidade em nome de espalhar o nome da marca e do país pelo mundo todo.
Hoje, a marca já conta com lojas em mais de 15 países pelo mundo todo - Ásia, Europa, USA, Caribe a América do Sul - mas a grande concentração é na Colômbia, seu país de origem.
E para os que não são fãs de café, não se preocupem: Juan Valdez tem opções pra todos os gostos, como as garrafinhas de chá saborizados com frutas.
Mas não pense que você vai chegar lá pra tomar refrigerante, porque não vai. Não mesmo.
Minha melhor dica é um combo infalível: Um tinto cumbre e uma almojábana (muito parecido com o nosso pão de queijo, mas feito com coalhada), que caem bem a qualquer hora do dia.
E para constar: MUITO melhor que qualquer Starbucks.
Comentarios