Top 10 do Cinema Argentino
- Anelise Santos
- 10 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
As pessoas que me conheceram antes deste blog nascer sabem da minha paixão pela América Latina de forma geral: por seu idioma, sua música, sua cultura... Tudo me fascina!
Para ilustrar melhor esta paixão, começarei falando do Cinema Argentino, já bastante conhecido.
Antes de começar a listagem, gostaria de dizer que a numeração da ordem não está relacionada à minha preferência. Seria demais carregar a responsabilidade de escolher um favorito!
1) O Filho Da Noiva, 2001
Um restaurante decadente, uma família que vive em conflitos e que não sabe o que fazer para sair do buraco em que se encontram. Dinheiro, doença, dúvidas sobre o futuro, indignações com o presente e saudades do passado. Um filme lindo para repensar a vida. Indico para aqueles dias que queremos pensar na vida, mas não na nossa.
2) Buenos Aires 100 Km, 2004
Cinco amigos adolescentes vivem em um povoado no meio do nada. Eles estão sempre juntos, compartilhando suas experiências. Um deles almeja a carreira de escritor, ainda que sua família não apoie a decisão e ainda ache que ele deveria investir na carreira de Engenharia ou Arquitetura. No entanto, ele não desiste de seu sonho e passa a escrever uma novela chamada "Buenos Aires 100 km". Um filme leve, doce, que vai te fazer lembrar dos tempos de adolescência com alegria.
3) Viúvas, 2011
Buenos Aires linda, num dia ensolarado, e Augusto sofre um infarto. Quando sua esposa, uma senhora, chega ao hospital, há uma jovem chorando ao lado da maca. E aí começa o desenrolar de "Viúvas". Coloca em xeque nossas definições de amor, de paixão, de traição. Um drama e tanto, embalado por uma canção linda de Vicentico, chamada Paisaje.
4) O Segredo Dos Seus Olhos, 2009
Esposito se aposentou depois de trabalhar uma vida toda como oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro, e usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. É desta forma que ele conhece o marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para cumprir a promessa, ele conta com a ajuda de um grande amigo e sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.
Um filme extasiante, que vai te deixar pensando por muito tempo.
5) El Sueño De Valentin, 2002
Buenos Aires, 1960. Um menino fofo, que vive com a sua avó desde o desaparecimento da sua mãe, quando ele tinha apenas 3 anos de idade. Ele leva a vida focado em 2 sonhos: ser um astronauta e que seu pai leve-o a viver junto de sua mãe. Eis que o pai não aparece e a avó morre, deixando a Valentin a única escolha de montar sua própria família como se fosse um quebra-cabeças. Um toque de drama e umas pinceladas de comédia o tornam um filme inesquecível.
6) Nueve Reinas, 2000
Um super policial que trata de grandes roubos. Grandes mesmo! Nada comum. Golpes de mestre, ganhos milionários para cada dia de "trabalho". Dois ladrões que se encontram casualmente e decidem "trabalhar" juntos em um roubo quase absurdo. Absolutamente genial!
7) Medianeras, 2011
Chegou ao Brasil com um subtítulo bem interessante: Buenos Aires da Era do Amor Virtual. Foram deixados, estão com seus corações partidos, mas acreditam no poder curador de amor. Sim, eles nasceram um para o outro, mas não conseguem se encontrar em uma cidade com 3 milhões de habitantes. Uma história tão atual e tão verdadeira que nos assusta por sua veracidade.
8) Um Conto Chinês, 2011
Um solteirão colecionador de notícias absurdas e um chinês que cai de pára-quedas em Buenos Aires sem falar qualquer outro idioma que não seja Mandarim. Um verdadeiro caos. Ou uma excelente oportunidade para o colecionador de absurdos, que acredita que a vida é completamente sem sentido. Não tem Embaixada que o ajude a dar um jeito neste presente que chega à sua vida. Sutilmente cômico, como nossas vidas cotidianas.
9) Anita, 2009
Anita é uma jovem com síndrome de Down que vive uma rotina tranquila e feliz, sendo bem cuidada pela mãe Dora. Tudo muda em uma trágica manhã de 1994, quando ocorre um atentado a Associação Israelita na Argentina. Sozinha, Anita vagueia pela cidade em meio à confusão, onde ela aprende a cuidar de si mesma e ajudar outras pessoas, enquanto procura por sua mãe.
10) Infância Clandestina, 2011
Filmes que retratam o período de ditadura na América do Sul sempre envolvem grandes histórias e rendem filmes lindos! Em 1979 na Argentina, Juan leva uma vida clandestina, da mesma forma que seu pai, sua mãe e seu querido tio Beto. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por uma colega de escola.
Destaque especial para a versão de Sueños de Juventud, clássico da Música Argentina.
E aí, gostou? Faltou algum? Dê a sua opinião aqui!
Comments