top of page
[ Contar ]

Postcrossing E A Moda Que Vai E Volta

  • Foto do escritor: Anelise Santos
    Anelise Santos
  • 23 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Logo que a internet chegou às nossas casas e se popularizou, a primeira coisa que todos pensamos foi que o Serviço Postal cairia em desuso.

Por sorte, nosso futuro de vidente não deu certo.

Tudo bem que muitos de nós nos tornamos mais práticos (para não dizer preguiçosos) e muitas vezes deixamos de mandar uma carta. E, sejamos francos: uma carta tem seu charme, mas em tempos de Whatsapp, nós nos desacostumamos a esperar. Tudo sempre é urgente!

Eis que um dia, depois de muita pesquisa a fim de me livrar de uma infinidade de cartões postais que eu ganhei num trabalho, descubro um site chamado Postcrossing. Achei intrigante e fui atrás. E me apaixonei por tudo o que descobri.

O Postcrossing nada mais é uma rede social, onde o principal objetivo é intercambiar cartões postais. Sim, de verdade. Até que você se acostume, é muito louco, mas você manda seus postais para endereços aleatórios indicados pelo próprio site e assim que o primeiro postal que você mandou for recebido, ele é registrado no site e a partir de então seu endereço estará disponível para alguém te escrever e quando você menos esperar, chega um postal lindo na sua caixa de correspondência!

Além das trocas intermediadas pelo site, onde você solicita um endereço e um código, onde o site controla o tempo de viagem do seu postal e distância percorrida, existem os Direct Swaps, ou Trocas Diretas. Nestas trocas, o site não se envolve: você entra em contato com o outro membro desta comunidade e acerta esta troca diretamente com a outra pessoa. As trocas, num geral, são bastante generosas. Tem gente que manda imã de geladeira, chaveiro, camiseta, chá, chocolate ou qualquer outro tipo de souvenir que você possa imaginar! Eu cheguei a receber um convite de casamento e uma pulseira, confeccionada pela pessoa, igual a que ela usou no dia do seu casamento!

Além destas trocas, a mais importante delas não está relacionada às coisas materiais que você ganha, mas às amizades que você faz e ao carinho que você recebe de cada pessoa. Uns mais, outros menos, mas num geral, as pessoas são gentis e se sentem muito orgulhosas em falar sobre o seu país para alguém!

Postcrossing não é um hobby barato, definitivamente. Você gasta com os postais que você manda, com envelopes e o serviço postal internacional pode não ser barato: para cada postal simples, você pode gastar até R$ 5,00 só em selos. Mas se você tem algum tempo para se dedicar a esta atividade e se sai bem com algum idioma, todo o esforço valerá a pena!

PS: A língua oficial do Postcrossing é o Inglês, mas de forma geral, todas as pessoas falam mais de um idioma e se esforçam para facilitar a comunicação. Então é só se inscrever e aproveitar!

Fotos: Acervo Pessoal.

Comments


[ Arquivar ]
[ Procurar ]
[ Seguir ]
  • Facebook Basic Square

© 2016 por AVidaEmVerbos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page