Vallenato, Um Ritmo 100% Colombiano
- Anelise Santos
- 7 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
Outra vez Colômbia?
Sim!
E posso garantir que vocês vão ler muitos e muitos textos aqui falando deste lindo país!
Acostumem-se!
O Vallenato é um ritmo 100% Colombiano, de origem indígena, nascido na Costa Caribenha da Colômbia, e é considerado Patrimônio Cultural Imaterial, reconhecido como Música Típica da Região de Magdalena.
Traz a influência da imigração europeia na presença do acordeón, trazido por imigrantes alemães e a organização das estrofes e métrica da música espanhola.
Se parece muito com a música tradicional gaúcha pela presença do acordeón, mas suas letras em geral tratam de romances, reais ou platônicos.
Um dos nomes mais emblemáticos do Vallenato é Diomedes Díaz, compositor e intérprete falecido em 2013, que inspirou um álbum de Fonseca, outro grande nome da música colombiana, chamado HOMENAJE. Deste álbum, uma das canções que eu particularmente mais gosto é Qué Hubo Linda. Dos mais contemporâneos, Gusi Y Beto cantam meu Vallenato preferido: Dime:
Outro grande nome do Vallenato Colombiano é Silvestre Dangond, que canta um mega sucesso, que toda Colômbia cantou e dançou: Me gusta, Me Gusta. Uma canção contangiante!
Mas o maior de todos, o responsável por fazer do Vallenato um ritmo popular, ao invés de tradicional, foi Carlos Vives. Além de introduzir elementos do Vallenato na sua música, gravou 2 álbuns com Vallenatos clássicos, em lindas releituras, conhecidos como Clásicos de la Provincia. Do álbum Clásicos de la Provincia 2, destaco Sin Ti.
Mas já que é pra falar de Vives e da presença viva do Vallenato na sua música, espero que gostem da releitura de La Terra Del Olvido, um clássico do começo da sua carreira, em uma versão que conta com outros talentos colombianos:
E para dançar!? O bom e velho dois-e-dois nos salva, o ritmo contagia e a diversão é garantida!
Comments